Coleções

FDA propõe regras de segurança alimentar

Cortesia iStockphoto / Thinkstock

Em 4 de janeiro de 2013, a Food and Drug Administration dos EUA propôs duas novas regras de segurança alimentar que ajudarão a prevenir doenças transmitidas por alimentos. As regras propostas implementam o marco bipartidário Ato de Modernização da Segurança Alimentar da FDA e estão disponíveis para comentários públicos pelos próximos 120 dias.

As regras de segurança alimentar propostas baseiam-se em avanços significativos feitos durante a administração Obama, incluindo a primeira regra de segurança do ovo protegendo os consumidores da salmonela e o aumento dos testes para E. coli na carne bovina, bem como as diretrizes voluntárias existentes da indústria para a segurança alimentar, que muitos produtores, produtores e outros seguem atualmente. Eles fazem parte de um esforço de reforma integrado que se concentra na prevenção e aborda a segurança dos alimentos produzidos no país e no exterior, com regras adicionais a serem publicadas em breve.

A primeira regra proposta exigiria que os fabricantes de alimentos vendidos nos Estados Unidos, produzidos em instalações locais ou estrangeiras, desenvolvessem um plano formal para evitar que seus produtos alimentícios causassem doenças de origem alimentar. A regra também exigiria que eles tivessem planos para corrigir quaisquer problemas que surgissem. O FDA está propondo que muitos fabricantes de alimentos estejam em conformidade com as novas regras de controles preventivos um ano após as regras finais serem publicadas no Federal Register, mas as pequenas e muito pequenas empresas receberiam mais tempo.

A segunda regra proposta reforçaria os padrões de segurança para a produção e colheita de produtos nas fazendas. Esta regra propõe padrões baseados na ciência e no risco para a produção e colheita seguras de frutas e vegetais. O FDA está propondo que fazendas maiores estejam em conformidade com a maioria dos requisitos de segurança de produtos 26 meses após a publicação da regra final no Federal Register. Fazendas pequenas e muito pequenas teriam tempo adicional para cumprir, e todas as fazendas teriam tempo adicional para cumprir certos requisitos relacionados à qualidade da água.

As regras seguem o alcance do FDA para a indústria de produtos agrícolas, consumidores, outras agências governamentais e a comunidade internacional. Desde janeiro de 2011, a equipe da FDA visitou fazendas e instalações em todo o país e participou de centenas de reuniões e apresentações com parceiros regulatórios globais, partes interessadas da indústria, grupos de consumidores, agricultores, autoridades estaduais e locais e a comunidade de pesquisa. O FDA também visitou fazendas e instalações de vários tamanhos.

“Sabemos que regras de tamanho único não funcionam”, diz Michael R. Taylor, vice-comissário do FDA para alimentos e medicina veterinária. “Trabalhamos para desenvolver propostas de regulamentação que podem ser eficazes e práticas em todo o sistema alimentar diversificado de hoje.”

A National Farmers Union, uma organização que representa as fazendas familiares dos EUA, incluindo fazendas de pequena escala, tem estado intimamente envolvida com a legislação da Lei de Modernização da Segurança Alimentar e apóia as propostas de decisões de segurança alimentar do FDA, disse o presidente da NFU Roger Johnson.

Com um em cada seis americanos sofrendo de doenças transmitidas por alimentos a cada ano, Johnson diz que as decisões exigem que o FDA seja mais pró-ativo na prevenção de doenças, em vez de apenas responder a surtos. Ele espera que, com o foco em áreas de alto risco e com isenções em vigor para os pequenos agricultores, o ônus para os agricultores que ganham menos de meio milhão de dólares por ano será mínimo. Além do cumprimento tardio, os pequenos agricultores receberão assistência técnica e educação em planejamento de segurança alimentar.

O FDA planeja coordenar os períodos de comentários sobre as principais propostas de segurança alimentar da maneira mais completa possível para melhor permitir comentários públicos sobre como as regras podem funcionar melhor em conjunto para criar um sistema de segurança alimentar integrado, eficaz e eficiente.

Regras adicionais a serem seguidas em breve incluem novas responsabilidades para os importadores verificarem se os produtos alimentícios cultivados ou processados ​​no exterior são tão seguros quanto os alimentos produzidos internamente e padrões de credenciamento para fortalecer a qualidade das auditorias de segurança alimentar de terceiros no exterior. O FDA também irá propor uma regra de controle preventivo para instalações de alimentação animal, semelhante à regra de controle preventivo proposta este mês para a alimentação humana.

Clique nos links abaixo para ler as decisões propostas e fazer seus comentários. O período de comentários termina em 16 de maio de 2013.

• Aviso do Registro Federal para a regra proposta "Boas práticas de fabricação atuais e análise de perigos e controles preventivos baseados em risco para alimentos humanos"
  • Aviso do Federal Register para a regra proposta "Padrões para o cultivo, colheita, embalagem e retenção de produtos para consumo humano"

Tags farm, FDA, segurança alimentar, doenças transmitidas por alimentos, produtos

Assista o vídeo: Educação alimentar no contexto da segurança alimentar e nutricional. SESC Santos (Junho 2022).