Inspire-se para se envolver com cogumelos selvagens

FOTO: Iliana Antonova

Durante seu crescimento na Bulgária, o pai de Iliana Antonova a levava para caçar cogumelos em uma floresta local. Anos depois, a Antonova de Montreal voltou à sua paixão por nostalgia. Ela também cita “um grande interesse pelo mundo natural”.

Quando Antonova “começou a encontrar uma variedade incrivelmente diversa e vasta de fungos”, ela decidiu aprimorar suas habilidades de identificação. Atualmente, ela tem orgulho de se autodenominar uma entusiasta e fornecedora de cogumelos selvagens.

Ela documenta suas descobertas por meio de sua conta do Instagram.

Falamos com Antonova sobre algumas de suas descobertas mais atraentes e como você pode ficar seguro quando forragear cogumelos por si mesmo. Também falamos sobre o evasivo cogumelo Agarikon.

Forrageando cogumelos para interagir com a natureza

Antonova diz que, à medida que se tornou mais hábil na identificação de cogumelos selvagens, ela “ficou confortável consumindo meus achados e com isso veio uma maior valorização e respeito pela imensa generosidade disponível através da coleta de alimentos silvestres”.

Ela acrescenta que “a caça de cogumelos apresenta uma oportunidade de se envolver com a natureza de uma forma proposital”.

Aprenda como você pode cultivar cogumelos em sua casa.

A Ciência dos Cogumelos Fedorentos

Quando se trata de cogumelos favoritos, Antonova tem uma predileção por fungos que possuem uma “natureza bizarra e sobrenatural”.

Uma de suas descobertas mais queridas são os cogumelos Stinkhorn (Phallaceae) Ela os descreve como "cogumelos de aparência muito fálica" que "amadurecem em horas e emitem o fedor mais horrível que se possa imaginar."

O cheiro, diz ela, é uma forma de “estratégia reprodutiva que evoluiu como meio de atrair insetos para o corpo frutífero. Eles pousam na ponta pegajosa e fedorenta e, ao voar para longe, dispersam os esporos do cogumelo. ”

Ela acrescenta: "Eu acho que a capacidade de uma espécie de cogumelo de imitar o cheiro de carne podre - como muitas vezes descrito - a fim de garantir sua sobrevivência é incrível!"

Conheça o cogumelo Fly Agaric

Sempre que Antonova encontra um cogumelo Fly Agaric (Amanita muscaria), ela diz "parece que eu tropecei em um conto de fadas!"

O fungo em questão é frequentemente visto na cultura pop. Ele pode ser identificado por sua tampa salpicada de vermelho e branco vibrante (embora em certas regiões o cogumelo apareça como amarelo).

“Curiosamente, essa espécie tem propriedades alucinógenas e historicamente tem sido usada para fins ritualísticos por várias culturas, principalmente os povos indígenas da Sibéria”, explica ela. “É um cogumelo lindo e muito diferente de se encontrar. Também tem uma história cultural fascinante. ”

Caçando o Cogumelo Agarikon Evasivo

Quando questionada sobre seu cogumelo Santo Graal que ela ainda não encontrou, Antonova cita o cogumelo Agarikon (Laricifomes officinalis).

“É um fungo saprofítico que só cresce em florestas antigas em árvores coníferas, principalmente em pinheiros Douglas”, diz ela. “Como seu habitat ficou tão comprometido, é um dos cogumelos mais raros de se encontrar na América do Norte. Ele supostamente tem um enorme potencial medicinal, mas é relativamente pouco estudado ”.

Como os cogumelos Green Elf Cup mancham a madeira

O cogumelo Green Elf Cup (Chlorociboria aeruginascens) às vezes mancha o material de madeira em que cresce. Antonova descreve a cor como "um azul-petróleo muito intenso e brilhante". Ela diz que "parece quase artificial no contexto de um ambiente de floresta".

Quando se trata da ciência por trás desse processo, Antonova explica que a “mancha verde é causada por um pigmento quinona chamado xilindeina, que penetra na madeira por meio do micélio. O material resultante foi referido como 'carvalho verde' e tem sido usado durante séculos por marceneiros que incorporam este material naturalmente tingido em marchetaria. ”

Dicas sobre caça segura de cogumelos

Interessado em aprender mais sobre o mundo dos cogumelos selvagens?

Antonova recomenda explorar sua floresta mais próxima de uma forma curiosa, mas respeitosa. Comece aprendendo a identificar um "número gerenciável de espécies de interesse" menor.

Ela também avisa para nunca consumir um cogumelo, a menos que você esteja “absolutamente certo de que é seguro fazê-lo”. Ela acrescenta: “Como dizem os profissionais, todos os cogumelos são comestíveis - alguns apenas uma vez!”

Siga a Antonova no Instagram.

Assista o vídeo: Como limpar cogumelos frescos (Junho 2022).