A gripe aviária está de volta

Talvez você esteja se sentindo um pouco mal ... errr, clima ... com o início do inverno. Garganta arranhada, nariz escorrendo, sensação geral de cansaço? Apenas agradeça por não ser a gripe aviária. Na semana passada, uma fazenda na Holanda teve que destruir 150.000 galinhas e uma fazenda na Inglaterra 6.000 patos por causa do H5N8, uma cepa da gripe aviária que é perigosa para as aves, mas não é contagiosa para os humanos. No início de novembro, descobriu-se que uma fazenda de perus alemã estava infectada com essa cepa - a primeira vez que foi descoberta na Europa. No início deste ano, os agricultores da Coréia do Sul tiveram que sacrificar milhões de aves como resultado do H5N8.

As precauções para prevenir a propagação desta cepa de gripe aviária na Holanda incluíram uma proibição de 72 horas de transporte de aves, ovos, cama e outros produtos avícolas dentro e do país. Isso foi um grande negócio para a Holanda e os países que dependem de produtos avícolas, já que a Holanda é o maior exportador de ovos do mundo. Por 30 dias, fazendas em um raio de 10 quilômetros (cerca de 6 milhas) continuarão sob proibição de transporte e terão medidas de biossegurança mais rígidas.

Culpe os pássaros
As aves aquáticas, como patos e gansos, são especialmente suscetíveis à gripe aviária, embora possam não apresentar quaisquer sintomas. A migração de pássaros selvagens pode ser a culpada pela disseminação desse vírus. Agora, o governo alemão ordenou aos fazendeiros que mantenham as aves dentro de casa para que mais pássaros não entrem em contato com pássaros selvagens que possam estar carregando o H5N8. A transmissão pode ocorrer por meio de uma fonte de água compartilhada - como poderia ser o caso de aves em pasto - ou por meio da contaminação dos alimentos. Se uma ave selvagem com gripe aviária comer (ou fizer cocô) no suprimento de ração de uma ave domesticada, o suprimento de ração pode ser infectado.

A gripe aviária de que você se lembra
No início dos anos 2000, o H5N1 era a cepa da gripe aviária que preocupava a todos. (Esta cepa ainda é uma preocupação real em muitas partes do mundo.) A cepa atualmente nas notícias, H5N8, é altamente patogênica, o que significa que se move rapidamente através de um bando de pássaros, causa doenças graves e resulta em altas taxas de mortalidade, mas a boa notícia é que não infecta as pessoas.

À luz de tudo isso, comer seu peru devidamente cozido não vai causar gripe aviária. Comer o peru e depois cuidar das suas aves também não vai causar a gripe aviária. Provavelmente, seus pássaros também não estão com a gripe aviária. Um surto de gripe aviária altamente patogênica como o H5N8 foi relatado apenas uma vez nos EUA, no centro-sul do Texas em 2004. Nenhum ser humano contraiu o vírus.

A gripe aviária de baixa patogenicidade - cepas que causam poucos danos e que podem até passar despercebidas - ocorre de vez em quando e é resolvida rapidamente. Apenas duas pessoas nos EUA foram confirmadas como tendo contraído a cepa H7N2 de baixa patogenicidade da gripe aviária: uma em Nova York em 2003 e uma na Virgínia em 2002.

Marcas gripe aviária, gripe aviária, galinhas, Alemanha, Aves, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, aves selvagens

Assista o vídeo: O Brasil está preparado para enfrentar a gripe aviária, afirma o MAPA (Agosto 2022).