Perguntas e Respostas do Apicultor iniciante: O que acontece dentro da colmeia?

FOTO: Shutterstock

Por muito tempo, os humanos existiram e até cuidaram das colônias de abelhas sem realmente saber o que acontecia dentro da colmeia. Se estivermos sendo humildes e completamente honestos conosco, ainda há muito que não sabemos. Mas sabemos muito mais agora do que há um século, e à luz das mudanças em nosso clima, da desordem do colapso das colônias e do uso desenfreado de pesticidas mortais, cabe a nós mantermo-nos atualizados sobre como a colônia de abelhas vive, prospera e funciona .

O funcionamento interno de uma colmeia merece muita pesquisa e atenção, mas vamos começar com o básico.

A colmeia está sempre escura e isso é um problema para as abelhas?

A abelha rainha vive quase toda a sua vida sob a cobertura da escuridão e, na verdade, toda a colônia passa grande parte de sua vida no escuro. E eles preferem assim. As abelhas não usam os olhos para ver na colmeia; em vez disso, eles usam feromônios para se comunicar e usam seus corpos para sentir o que está ao seu redor.

O que as abelhas fazem o dia todo?

As abelhas são comunicadoras mestres e construtoras de comunidades. Cada abelha em uma colônia tem um papel a cumprir. As abelhas têm vários empregos ao longo da vida, e esses empregos mudam à medida que envelhecem. O papel da rainha é botar ovos - é isso, e é um grande trabalho. Drones, as abelhas machos, estão vivos apenas para acasalar com as rainhas de outras colônias. É isso e também é um grande trabalho. Mas as abelhas operárias - todas as abelhas fêmeas da colmeia e as que constituem a maioria - têm cerca de meia dúzia de funções (que sabemos) e carregam o peso da colônia. As jovens operárias são abelhas "nutrizes" - cuidando da ninhada na colmeia. Outras tarefas das abelhas operárias incluem tarefas “domésticas”, como construir a arquitetura do favo (e consertá-lo), fazer mel e limpar os mortos da colmeia. À medida que envelhecem e seus ferrões se desenvolvem, as abelhas domésticas tornam-se abelhas forrageiras e podem deixar o ninho e buscar água, néctar e pólen. Eles também guardam a entrada da colmeia. Isso é só o começo.

A rainha sai da colmeia?

A rainha sai da colmeia apenas uma vez, às vezes duas vezes, em sua vida. Na primeira vez, ela sai como uma rainha virgem logo após chocar, para voar para uma área de congregação de drones para acasalar com uma dúzia de drones de outras colônias. Se ela viver o suficiente e a colmeia estiver saudável o suficiente para lançar um enxame, ela pode mais uma vez deixar a colméia com o enxame de abelhas para iniciar uma nova colônia. Caso contrário, ela permanece no escuro da colmeia para colocar seus vários milhares de ovos por dia.

Nossas inspeções nas colméias incomodam as abelhas?

Sim e não. A resposta aqui depende muito de para quem você pergunta. A verdade é que qualquer inspeção de colmeia é perturbadora. Nós, humanos, somos grandes e desajeitados (especialmente em comparação com as abelhas) e inevitavelmente destruímos os favos, esmagamos as abelhas e bagunçamos as coisas quando inspecionamos uma colmeia. Faz parte do processo, infelizmente. Dito isso, se não inspecionarmos nossas colmeias, podemos nunca saber se as abelhas precisam de cuidado, espaço extra, tratamento para uma doença, apoio no combate a pragas ou uma miríade de outros desafios que enfrentam.

Quanto mais sabemos sobre o funcionamento interno da colmeia de abelhas, melhor somos capazes de atendê-los.

Assista o vídeo: FEROMÔNIO - Aprenda a Fazer em casa o chama-abelhas da CIA DA ABELHA. (Agosto 2022).