Interessante

Perguntas e respostas para apicultores iniciantes: Como faço uma inspeção da colmeia?

É quase primavera, e isso significa uma coisa: é hora de entrar nas colmeias. Suas colmeias são novas, exigindo instalação e monitoramento, ou estão apenas saindo do inverno e requerem manutenção geral, mais espaço e, bem, monitoramento. Na linguagem das abelhas, chamamos esse evento de "inspeção da colmeia". A frase descreve o processo de verificação das abelhas dentro da colmeia. É uma parte crítica da apicultura, e você simplesmente não pode ser um apicultor sem fazer essa tarefa. Se você não realizar inspeções nas colmeias, corre o risco de se tornar o que meu mentor costumava chamar de "abelhudo" em vez de "apicultor".

Vamos pular direto para as perguntas e respostas:

Com que freqüência devo inspecionar minha colmeia?

Esta é uma ótima pergunta e não há uma resposta única. Simplesmente, não há consenso sobre a frequência de realização de uma inspeção em sua colmeia. No verão, a maioria dos apicultores inspeciona uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. No inverno, a maioria dos apicultores passa meses sem uma inspeção porque está muito frio, e expor as abelhas a temperaturas abaixo de 55 graus F pode ser mortal.

O que procuro ao inspecionar minha colmeia?

As inspeções das colmeias são sempre uma avaliação dos níveis de saúde e doença. Primeiro, você quer estabelecer se tem uma rainha poedeira saudável, que é capaz de botar ovos e está fazendo isso ativamente. Procure sinais de padrão de criação saudável, ovos e larvas em todos os estágios de desenvolvimento. Também durante a inspeção, examine a colmeia em busca de pragas e sinais de doenças.

Vou ser picado?

A resposta curta é sim. Eventualmente. Todos os apicultores são picados de vez em quando, mas a maioria dos bons apicultores dirá que a culpa foi deles, não das abelhas. As abelhas morrem quando picam, então este é realmente o último recurso para elas. Nossas abelhas domesticadas também são bastante gentis. A maioria dos apicultores admite que, quando foram picados, é porque não estavam pensando, estavam se movendo muito rápido, agindo desajeitadamente ou apenas fizeram o movimento errado.

Como as inspeções de colmeias afetam as abelhas?

Cada vez que abrimos a tampa de uma colmeia, interrompemos o fluxo de seu trabalho. As abelhas trabalham incansavelmente para criar ninhadas saudáveis, colher néctar, transformá-lo em mel e armazenar provisões para o inverno (incluindo própolis e pólen). Quando retiramos as armações, destruímos pedaços de favos, derramamos mel e inevitavelmente ferimos as abelhas. Somos gigantes em seu mundo e, ao que tudo indica, somos todos ruins e desajeitados. Sempre tenha um propósito ao conduzir uma inspeção de colmeia e seja lento, mas eficiente com seu tempo. Uma colônia de abelhas leva de 48 horas a uma semana para limpar a “bagunça” que fazemos durante nossas inspeções.

A realização de inspeções nas colmeias é uma das partes mais emocionantes e emocionantes de ser um apicultor. É calmo e calmante, emocionante e estimulante ao mesmo tempo. Mas, como acontece com todas as partes da apicultura, devemos saber o que estamos fazendo antes agindo. Saiba por que você está inspecionando e o que está procurando antes de entrar na colmeia. Tenha um plano, reúna todas as ferramentas necessárias com antecedência e faça anotações (e fotos) para revisar mais tarde. Ouça suas abelhas e aprenda como elas se comunicam: Bons apicultores sabem quando trabalham com as abelhas e quando deixá-las em paz.

Assista o vídeo: INSTALAÇÃO DO APIÁRIO (Agosto 2022).