Coleções

Abelhas e colapso das colônias: unir esforços para conservar os polinizadores

© Tom Meade

Torne-se um Apicultor
Está ficando mais caro manter as abelhas, mas a apicultura é uma atividade recompensadora. Mesmo se não houvesse mel ou um aumento de 30 por cento na produtividade das abelhas, a apicultura é ao mesmo tempo estimulante e contemplativa. Não há nada comparável a passar uma tarde de verão em um apicultor, observando e ouvindo “as meninas”, milhares delas, no trabalho.

Para começar com o novo equipamento e dois pacotes de abelhas de um quilo (cerca de 21.000 abelhas e duas rainhas), planeje gastar $ 200 a $ 300.

Muitos estados têm associações de apicultores que oferecem escolas de apicultores de inverno, e alguns, como a Associação de Apicultores de Backyard de Connecticut, também fornecem mentores.

Os agentes de extensão do condado podem fornecer informações de contato.

Faça Você Mesmo
Leia “Noções Básicas da Apicultura” para saber mais sobre as abelhas, historicamente uma atividade para pequenos agricultores que desejam fazer seu próprio mel.

Nesta primavera, entomologistas e outros pesquisadores de todo o país se reuniram no laboratório apícola federal em Beltsville, Maryland, para discutir esta nova doença mortal.

Os sintomas são incomuns, diz Frazier. “Uma semana, as abelhas podem ser bastante fortes e uma semana depois, elas diminuíram a nada.”

Os apicultores dizem que parece que as abelhas saem em busca de néctar de flores e pólen e depois se esquecem de como voltar para a colmeia.

Frazier diz que as colônias de abelhas podem estar em colapso por uma variedade de razões, incluindo doenças que os ácaros podem carregar, um novo fungo patógeno, pesticidas que alguns apicultores ou fazendeiros podem estar usando, má nutrição ou uma combinação de vários fatores.

Alguns cientistas acreditam que o colapso das abelhas melíferas pode ser um sinal de alerta para prestar atenção aos polinizadores nativos: cerca de 4.500 espécies de outras abelhas, vespas, moscas, borboletas, pássaros e morcegos.

Colocamos "todos os nossos ovos de polinização na cesta de abelhas", disse Mace Vaughan, diretor de conservação da Sociedade Xerces para Conservação de Invertebrados ao Christian Science Monitor. “Precisamos de mais cestas.”

A Campanha de Proteção ao Polinizador da América do Norte está incentivando os agricultores e pecuaristas a participarem do esforço da campanha para conservar os polinizadores nativos e os habitats de que os polinizadores precisam.

Os insetos nativos podem fornecer muito da polinização que as safras americanas precisam, mas as terras agrícolas e de rancho que sustentam os polinizadores estão desaparecendo a uma taxa alarmante de 3.000 acres por dia, de acordo com a campanha.

A campanha pede aos proprietários de terras que forneçam um habitat amigável aos polinizadores contendo flores silvestres que podem ser consideradas ervas daninhas.

Alguns polinizadores selvagens, como a trabalhadora Orchard Mason bee, se beneficiam de toras de nidificação que podem ser construídas em qualquer oficina ou sala de aula. Evite o uso de inseticidas químicos e trate os polinizadores não como pragas, mas como parceiros.

Prestando homenagem aos polinizadores, o Serviço Postal dos EUA está lançando um conjunto de quatro selos retratando dois zangões de Morrison, um Calliope Hummingbird, um morcego de nariz comprido e uma borboleta Southern Dogface.

“Os agricultores veem a conexão entre as plantas e os polinizadores todos os dias”, diz o secretário adjunto da Agricultura, Chick Conner. “Graças a esses lindos selos, esse mesmo ponto é ilustrado para todos.”

Construir uma casa de abelhas
Atraia as abelhas Pomar Mason benéficas, fazendo buracos de 5/16 polegadas em um toco de árvore ou outra madeira morta que fica de frente para o sol da manhã. A broca reproduz os furos que um pica-pau faria e pode ser preenchida com os ovos das abelhas Mason em nidificação.

Para fazer um bloco de aninhamento: 1) Use um pedaço de madeira com pelo menos 10 centímetros de espessura; 2) Faça furos de 5/16 polegadas com pelo menos ¾ de polegada de distância; 3) Pendure o bloco em um prédio ou árvore, de frente para o sol da manhã.

Canudos grandes, enfiados como um feixe em uma velha lata de sopa e presos ao lado ensolarado de uma estrutura, também atraem as abelhas maçons que põem seus ovos na primavera.

As abelhas fabricadas em Mason estão disponíveis na Beediverse, online em www.beediverse.com

Tom Meade é escritor, apicultor e horticultor em Rhode Island.

Assista o vídeo: Visitando a Escola, educação ambiental com abelhas. (Agosto 2022).