Caça de abelhas: uma reviravolta moderna em uma prática antiga

FOTO: YouTube

A caça de abelhas, também chamada de “revestimento de abelhas”, já foi comum na América do Norte. Já em 1700, as pessoas usavam iscas, bússolas e observação paciente para localizar ninhos de abelhas silvestres.

“Parte disso era para se divertir, mas outra parte era para conseguir mel”, explica Thomas Seeley, na foto acima. Ele próprio um caçador de abelhas desde 1970, Seeley é um professor de neurobiologia e comportamento na Universidade Cornell. Seeley também é autor de Seguindo as abelhas selvagens: o ofício e a ciência da caça às abelhas assim como The Lives of Bees: The Untold Story of the Honey Bee in the Wild.

Ele continua: “Eles iriam caçar abelhas em julho ou agosto, e então encontrariam a árvore, marcariam com suas iniciais e voltariam em outubro, quando as abelhas haviam feito todo o mel que iriam fazer naquele verão”.

E depois? Armados com machados e potes, eles derrubaram a abelha para colher os favos e até a última gota de mel.

“Esse era o procedimento operacional padrão”, observa Seeley. “E isso seria o fim da colônia.”

Felizmente, os caçadores de abelhas de hoje são mais caridosos e motivados de forma diferente. Assistir a um vídeo de Seeley encontrar uma colmeia selvagem é como estar em um retiro de meditação para caça ao tesouro e consciência plena.

“A emoção de caçar abelhas está na caça”, diz ele. “Não é tanto na conclusão final. Isso faz parte, mas o processo de fazer e seguir as abelhas de volta para casa, seja uma abelha ou uma colmeia, é divertido. ”

Na caçada

Como é o processo? Seeley sai com sua caixa de abelhas, junto com algumas iscas doces, uma bússola de mira e um pouco de tinta. Assim que encontra algumas abelhas em busca de alimentos, ele as prende, uma de cada vez, dentro de sua caixa de abelhas. A pequena caixa de madeira (mostrada abaixo) tem uma porta com dobradiças de um lado e uma janela transparente do outro. Também possui duas câmaras divididas por um painel deslizante.

Em seguida, ele monta uma pequena mesa e enche um quadrado de favo de mel com néctar. Ele apresenta seus cativos temporários a esta fonte de alimento e, eventualmente, os libera. Seeley usa cor e cheiro de erva-doce para tornar sua estação improvisada de néctar ainda mais visível para as abelhas da área. Com o tempo, seus cativos originais voltam para buscar mais néctar. Seeley pontilhava suavemente algumas dessas abelhas que voltavam com cores de tinta diferentes.

“Se você os pintou, eles se tornaram indivíduos”, diz ele. “Você realmente consegue ver a variedade de, você poderia dizer,‘ personalidades ’entre as abelhas operárias individuais.”

Enquanto as abelhas partem para descarregar o néctar coletado, Seeley usa sua bússola de visão para registrar o desaparecimento de seus rumos. Ele também mede o tempo que os indivíduos levam para fazer suas viagens de ida e volta. Juntos, esses detalhes - juntamente com anos de prática - levam Seeley à colmeia selvagem.

Benefícios da caça de abelhas

“Um dos prazeres da [caça de abelhas] é que ela leva você a alguns lugares bonitos que você não iria de outra forma, porque você vai aonde as abelhas estão indo”, diz Seeley.

Também é relaxante, acrescenta: “Você tem que focar sua atenção no que você está fazendo como caçador. Você meio que se afasta de muitas dessas outras coisas em sua vida por um tempo. ”

Compreender como as abelhas vivem quando não estão sob o controle humano também é valioso. Seeley passou grande parte de sua carreira estudando essas diferenças.

Abelhas selvagens vs. "mantidas"

Como muitos caçadores de abelhas dos dias atuais, Seeley também é apicultor. “As colônias que administramos para produção e polinização de mel são muito maiores do que na natureza”, diz ele.

Além do mais, enquanto os apicultores tentam limitar a enxameação e a criação de zangões, as abelhas silvestres fervilham com frequência. Eles também produzem muitos drones, provavelmente para ampliar o pool genético. Exibindo características genéticas especiais, as abelhas silvestres controlam os parasitas com mais habilidade do que suas contrapartes em colméias artificiais. Por exemplo, Seeley diz: “As abelhas na natureza são muito boas em morder as patas dos ácaros Varroa.”

Frequentemente situados no alto e no fundo de árvores grandes, os ninhos selvagens também são mais bem protegidos do inverno e dos ladrões de mel em quatro (bem como duas) pernas. Mas no chão? “Nós [apicultores] estamos interferindo na vida das abelhas”, diz Seeley. “Não estou dizendo que devemos copiar a maneira como as abelhas vivem na natureza, mas é bom estar ciente de como estamos empurrando as abelhas para fora de seu estilo de vida normal.”

Seeley conclui: “Na caça às abelhas, você não está perturbando as abelhas. Você está realmente dando a eles uma boa comida, e eles ficam tão felizes quanto mariscos na maré alta para voltar e pegar mais comida de você. "

Assista o vídeo: #Live Eduardo Costa. #Cante Comigo - Live Sem Propagandas 12062020 (Agosto 2022).