Coleções

Como equilibrar a nutrição do seu gado

FOTO: Cowirrie / Flickr

A nutrição deve ser uma das prioridades mais importantes para o manejo do gado em sua fazenda. Infelizmente, isso costuma ser esquecido, o que pode causar problemas para o seu gado e frustração para você. Embora as espécies pecuárias individuais tenham necessidades diferentes para cada nutriente, os nutrientes básicos para todos os animais são os mesmos: eles requerem água potável e limpa; quantidades específicas de proteína e energia (gorduras, carboidratos, etc.); e proporções específicas de vitaminas e minerais. Todos esses nutrientes trabalham juntos para manter seus animais saudáveis ​​e produtivos.

Iniciando seu plano de nutrição

Ao decidir sobre um plano de nutrição para seu gado, existem algumas coisas que você precisa levar em consideração:

• Este animal está produzindo um produto? Isso pode incluir carne, ovos, leite ou mesmo apenas trabalhar na fazenda.
  • Qual é a condição inicial deste animal?
  • Quais são os possíveis estresses que este animal enfrentará no futuro próximo? Pense no clima, na gravidez, na lactação, na reprodução, etc.
  • Todas essas considerações mudarão a quantidade de cada nutriente específico que seu animal necessita e com que frequência ele precisará.

Se seus animais não estão produzindo nada, eles só precisam de nutrição para a manutenção geral do corpo, e geralmente não é um desafio para os animais manter sua condição corporal com uma dieta muito básica.

Desafios de dieta

O desafio da nutrição animal surge quando um animal inicia a produção e a dieta permanece para manutenção. Por exemplo, digamos que você tenha uma vaca e gostaria de criá-la para que possa ordenhá-la. Você precisaria ajustar a dieta dela antes da procriação, várias vezes durante os vários estágios da gravidez, novamente quando ela se refrescar - começar a produção de leite - e novamente enquanto você administra a produção de leite. Estas não serão necessariamente grandes mudanças, mas mesmo pequenas mudanças na dieta podem ter um grande impacto na capacidade da sua vaca de lidar com a reprodução, gravidez, nascimento e lactação com sucesso, e isso vale para todos os animais.

Gerenciar a nutrição com sabedoria em sua fazenda de hobby precisa se tornar uma prioridade. Mesmo que seus animais não sejam normalmente usados ​​para produção pesada, eles podem e vão lutar e até mesmo ficar doentes se passarem despercebidos. Os fazendeiros amadores podem facilmente ser apanhados em um rótulo de como seus animais são alimentados ou cuidados, em vez de realmente se preocupar com o bem-estar de seus animais. Escolha o alimento com o qual você se sinta confortável e que forneça todos os nutrientes apropriados recomendados para o tipo de animal que você está criando e seu estágio atual de vida. Qualquer tipo de alimento pode se tornar problemático quando fornecido de forma deficiente ou em excesso.

Encontrando o equilíbrio

A nutrição animal tem tudo a ver com equilíbrio, literalmente. Planos de manejo nutricional bem-sucedidos alimentam os animais com uma dieta balanceada, o que significa que cada nutriente - proteína, energia, vitaminas e minerais - é balanceado adequadamente para o trabalho que você está pedindo aos seus animais para realizar, seja produção, trabalho ou qualquer outra coisa. Dietas devidamente balanceadas não precisam ser complicadas ou caras; muitas vezes você pode criar uma ótima dieta para seus animais a partir de alimentos disponíveis em sua área e em lojas de rações locais. Basta um pouco de conhecimento e planejamento.

Este artigo foi publicado originalmente na edição de janeiro / fevereiro de 2017 daHobby Farms.

Assista o vídeo: Ração para vacas leiteiras - milho e farelo de soja (Agosto 2022).