Interessante

De volta ao rebanho

Cortesia Audrey Pavia

Bobbi Jo, na extrema direita, está agora na posição mais baixa da hierarquia e é forçada a comer do resto do rebanho.

Não foi fácil tirar Bobbi Jo de sua luta com varíola aviária. Ao contrário de sua sobrinha, Baby Jo, levou mais de uma semana para eu sentir que ela estava bem o suficiente para retornar ao rebanho. Esperei até que seus olhos estivessem totalmente abertos e as lesões de varíola estivessem redondas e secas (em vez de abertas e escorrendo) antes de soltá-la.

Quando eu devolvi a Baby Jo ao rebanho algumas semanas antes, depois de cuidar dela e recuperá-la, não foi grande coisa. Eu a soltei de manhã enquanto estava jogando o zero para o grupo, e ela se misturou como se nunca tivesse morrido. As outras galinhas a ignoraram e a deixaram comer entre elas.

Eu esperava a mesma recepção de Bobbi Jo, mas as galinhas tinham outras idéias. As duas irmãs de Bobbi Jo, que são idênticas a ela na aparência e cresceram com ela desde o momento em que eclodiram, atacaram Bobbi Jo no momento em que a coloquei no gramado.

Revezando-se para atacá-la, Billie Jo e Betty Jo lutaram com Bobbi Jo, sangrando seu rosto. Eu tinha tomado o cuidado de espalhar creme antibiótico suavemente em seu rosto todas as noites em que ela estava em casa, e agora eu estava desamparado enquanto observava suas irmãs bicarem buracos em suas bochechas.

Eu não fui o único a ficar chateado com essa reviravolta. O Sr. Mabel, o galo dominante, tentou várias vezes interromper a briga. Ele se meteu entre as galinhas repetidamente, separando-as com seu corpo enorme. Mas no minuto em que ele virou as costas, as Irmãs Bully foram atrás de Bobbi Jo novamente. O Sr. Mabel finalmente desistiu.

Fiquei tentado a resgatar Bobbi Jo e colocá-la de volta em casa, mas tive que fazer um julgamento. Ela parecia saudável o suficiente para voltar para fora, e eu sabia que separá-la do rebanho apenas adiaria o inevitável. Eventualmente, ela teve que trabalhar seu caminho de volta para o grupo.

Já se passaram dois dias desde que devolvi Bobbi Jo ao rebanho e a situação melhorou. Ela não é constantemente perseguida e espancada, mas também não pode comer em paz. Ela substituiu Baby Jo como a galinha baixa no totem e agora é espantada sempre que as outras galinhas estão comendo. Tenho o cuidado de garantir que os valentões se distraiam com comida antes de jogar qualquer coisa para Bobbi Jo. Eles ainda param de comer às vezes apenas para incomodá-la, mas fico de olho para ter certeza de que Bobbi Jo está saciando-a.

Enquanto isso, o resto do rebanho parece ter sido poupado da varíola aviária. Minha irmã vacinou os quatro que não mostraram nenhum sintoma, e talvez seja por isso que eles não foram afetados por esta doença desagradável. Tudo o que sei é que, embora nenhuma das minhas galinhas morresse como resultado da varíola aviária, houve uma vítima: o antigo lugar de Bobbi Jo na hierarquia.

Tags Audrey Pavia, galinhas, rebanho, varíola aviária, hierarquia, galo

Assista o vídeo: CEXT discute imunidade de rebanho à COVID 19 281020 (Agosto 2022).