Um terço da terra arável da Terra acabou, dizem os cientistas

FOTO: mycola / iStock / Thinkstock

Como agricultores, uma das coisas que podem ter passado pela sua cabeça algumas vezes é a disponibilidade de terras de alta qualidade para a produção de alimentos - terras boas e aráveis ​​para todas as suas safras. Cientistas do Grantham Center for Sustainable Futures da University of Sheffield também estão pensando nisso. Eles descobriram que o “mundo perdeu um terço de suas terras aráveis ​​devido à erosão ou poluição nos últimos 40 anos” e as consequências podem ser desastrosas porque a taxa de perda é muito mais rápida do que “o ritmo dos processos naturais para substituir diminuiu solo,"O guardião relatórios. Na verdade, a erosão está ocorrendo 100 vezes mais rápido do que a criação de um novo solo superficial.

O estudo foi realizado por meio da análise de várias publicações de pesquisas dos últimos 10 anos. Os pesquisadores descobriram que “a aração contínua dos campos, combinada com o uso pesado de fertilizantes, degradou os solos em todo o mundo”.

Um dos pesquisadores do estudo, Duncan Cameron, é professor de biologia de solo e planta da Universidade de Sheffield. Ele disse O guardião, “Você pensa na tigela de poeira dos anos 1930 na América do Norte e então percebe que estamos caminhando para essa situação se não fizermos algo. Estamos aumentando a taxa de perda e reduzindo os solos aos seus componentes minerais nus. Estamos criando solos que não servem para nada, exceto para segurar uma planta. Os solos estão assoreando os sistemas fluviais - se você olhar para a enorme mancha marrom no oceano onde a Amazônia deposita solo, você percebe o quanto estamos acelerando esse processo. Ainda não chegamos ao ponto de inflexão, mas precisamos fazer algo a respeito. Estamos contra isso se quisermos reverter esse declínio. ”

A maior causa da erosão do solo, segundo o estudo, é o constante plantio e colheita das lavouras. Quando o solo é revolvido repetidamente, sua exposição ao oxigênio causa a liberação de seu carbono, tornando sua ligação menos eficaz. Uma vez que os solos tenham se degradado dessa forma, é mais provável que sejam lavados pela chuva.

Infelizmente, esse declínio no solo está acontecendo ao mesmo tempo em que há um aumento na demanda mundial de alimentos. O guardião relata que 50 por cento mais alimentos precisam ser cultivados em todo o mundo para alimentar os nove bilhões de pessoas que estão previstas para 2050.

“Precisamos de uma solução radical, que é redesenhar nosso sistema agrícola. Precisamos tirar a terra da produção por um longo tempo para permitir que o carbono do solo se reconstrua e se torne estável. Já temos muita terra - está sendo usada como pasto pelas indústrias de carne e laticínios. Em vez de mantê-lo separado, precisamos colocá-lo em rotação, de modo que haja mais terra no sistema e menos seja usado ao mesmo tempo ”, disse Cameron O guardião. “Não podemos culpar os agricultores por isso. Precisamos fornecer a capitalização para ajudá-los, em vez de dizer: ‘Esta é uma nova política, vá em frente. “Temos a tecnologia. Precisamos apenas de vontade política para nos dar uma chance de lutar para resolver este problema. ”

Os pesquisadores estão apresentando seus estudos e descobertas nas negociações climáticas de 2015 em Paris.

Tags terra arável, Terra, Grantham Center for Sustainable Futures da University of Sheffield

Assista o vídeo: OS SETE SELOS (Agosto 2022).