Seus vegetais estão dormindo?

Cortesia iStockphoto / Thinkstock
Armazenar produtos em uma geladeira escura pode afetar suas qualidades nutricionais, de acordo com um estudo da Rice University e da University of California, Davis.

Os ciclos diurnos e noturnos afetam as plantas vivas, mas agora pesquisas da Rice University em Houston e da University of California, Davis, sugerem que eles também afetam os produtos colhidos, o que significa que a maneira como os armazenamos pode fazer a diferença.

“Vegetais e frutas não morrem no momento em que são colhidos”, diz a bióloga de Rice Janet Braam, pesquisadora-chefe do novo estudo publicado recentemente na revista Current Biology. “Eles respondem ao ambiente por dias, e descobrimos que poderíamos usar a luz para persuadi-los a produzir mais antioxidantes que combatam o câncer em determinados momentos do dia”.

A equipe de Braam simulou ciclos diurnos e noturnos de claro e escuro para controlar os relógios internos de frutas e vegetais, incluindo repolho, cenoura, abóbora e mirtilo. A pesquisa é uma continuação do estudo premiado de sua equipe em 2012 sobre as maneiras como as plantas usam seus ritmos circadianos internos para se defenderem de insetos famintos. O primeiro estudo descobriu que a Arabidopsis thaliana, uma planta com flores amplamente usada como modelo em pesquisas de plantas, aumenta a produção de produtos químicos de combate a insetos algumas horas antes do nascer do sol, hora em que os insetos famintos começam a se alimentar.

Braam diz que a ideia da pesquisa atual veio de uma conversa com seu filho adolescente.

“Eu estava contando a ele sobre o trabalho anterior sobre Arabidopsis e resistência a insetos, e ele disse:‘ Bem, eu sei a que hora do dia vou comer meus vegetais! ’”, Disse Braam. "Esse foi o meu momento‘ aha! ’. Ele estava pensando em evitar comer vegetais quando eles estariam acumulando os produtos químicos anti-insetos, mas eu sabia que alguns desses produtos químicos eram conhecidos por serem metabólitos valiosos para a saúde humana, então decidi tentar descobrir se os vegetais fazem o ciclo desses compostos baseado em ritmos circadianos. ”

Arabidopsis e repolho são ambos membros da família Brassicaceae, então a equipe de Braam começou sua pesquisa tentando arrastar os relógios de repolho da mesma forma que fizeram com Arabidopsis. O aprisionamento é semelhante ao processo pelo qual os viajantes internacionais passam quando se recuperam do jet lag; depois de voar para o outro lado do globo, os viajantes costumam ter problemas para dormir até que seu relógio circadiano interno volte ao ciclo dia-noite em seu novo local.

Usando iluminação controlada em uma câmara selada, a estudante de pós-graduação de Rice e autora principal do estudo, Danielle Goodspeed, descobriu que podia sincronizar os relógios circadianos de repolho pós-colheita, assim como fez com os de Arabidopsis no estudo de 2012. Após o sucesso com o repolho, Goodspeed e os co-autores John Liu e Zhengji Sheng estudaram espinafre, alface, abobrinha, cenoura, batata doce e mirtilo.

“Conseguimos arrastar cada um deles, até mesmo as raízes dos vegetais”, diz Goodspeed. Ela e Braam dizem que as descobertas sugerem que armazenar frutas e vegetais em caminhões escuros, caixas e geladeiras pode reduzir sua capacidade de manter o ritmo diário.

“Ainda não podemos dizer se as condições totalmente escuras ou totalmente claras reduzem a vida útil de frutas e vegetais”, disse Braam. “O que mostramos é que manter o relógio interno funcionando é vantajoso no que diz respeito à resistência a insetos e também pode trazer benefícios à saúde”.

Nos experimentos com repolho, os pesquisadores descobriram que podiam manipular as folhas do repolho para aumentar a produção de metabólitos anti-inseto em determinados horários do dia. Um deles, um antioxidante chamado glucorafanina, ou 4-MSO, é um conhecido composto anticâncer que foi previamente estudado em brócolis e outros vegetais.

A equipe de Braam já começou a pesquisa de acompanhamento, que é apoiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, sobre se a luz e outros estímulos, como o toque, podem ser usados ​​para aumentar a resistência a pragas de culturas alimentares em países em desenvolvimento.

“É emocionante pensar que podemos aumentar os benefícios de nossos produtos para a saúde simplesmente mudando a forma como os armazenamos”, diz Goodspeed.

A pesquisa foi apoiada pela National Science Foundation e pelo Prêmio de Inovação Médica 2011 do Instituto de Biociência e Bioengenharia da Rice University.

Tags anti-oxidantes, ritmo circadiano, frutas e vegetais colhidos, produtos, vegetais

Assista o vídeo: HIDRATAÇÃO NOTURNA CASEIRA, HIDRATA SEU CABELO ENQUANTO DORMELAURA BARBOSA (Agosto 2022).