4 maneiras de acabar com a ansiedade das galinhas em meio a um desastre natural

FOTO: Shutterstock

Enquanto os Estados Unidos vacilam com a devastação dos furacões Harvey e Irma e os incêndios florestais no oeste, os esforços de socorro começaram a aliviar o sofrimento sentido pelas vítimas desses desastres. Os humanos não são os únicos que experimentam as devastações desses eventos catastróficos. As mudanças climáticas severas, mudanças na pressão barométrica e na qualidade do ar, e a destruição geral traumatiza severamente os animais e provoca ansiedade. Animais como pronghorn, cervos-mula e alces estão perdendo seu habitat para os incêndios e às vezes suas vidas enquanto fogem em pânico, muitas vezes no caminho de veículos ou no próprio incêndio. O furacão Harvey deixou milhares de gado do Texas morrendo de fome, enquanto o Zoo Miami perdeu várias aves por causa do estresse causado pelo furacão Irma.

Se você foi afetado por essas tempestades ou incêndios, suas galinhas podem estar tensas e ansiosas. Interrupções naturais de menor escala que afetam sua fazenda podem desencadear reações semelhantes. Suas galinhas também podem não apresentar sintomas de turbulência emocional até entrarem em choque. Para ajudar seu rebanho a se sentir seguro e protegido - mesmo quando seu próprio mundo ainda está de cabeça para baixo - siga estas quatro etapas.

1. Normalize seu ambiente de vida

Assim que fisicamente possível, defina o habitat de seus pássaros em linha reta. Remova as tábuas das janelas das gaiolas e as lonas dos cercados e cercas. Descarte todos os detritos que caíram dentro, sobre ou ao redor de sua passagem. Se a cama estiver um pouco encharcada ou reter qualquer cheiro de fumaça, faça a compostagem, esfregue bem o interior do galinheiro e, em seguida, acrescente cama nova. Esvazie os comedouros e bebedouros, depois esfregue-os bem também, enchendo-os com rações frescas e água. Quanto mais cedo todos os vestígios de agitação desaparecerem, mais rápido seus pássaros se acalmarão e começarão a sacudir a ansiedade.

2. Aumente a ingestão de proteínas

O estresse costuma ser fisicamente extenuante e pode até ser fatal para suas galinhas; isso é especialmente verdadeiro para aqueles que sofreram ferimentos. Para ajudá-los a combater os efeitos do estresse, considere aumentar a ingestão de proteínas por uma semana. Mude para uma ração com uma proporção de proteína mais alta, como aquela para gamebirds e aves infantis. Oferecer um suplemento dietético como Calf Manna também pode aumentar os níveis de proteína de suas aves. As larvas de farinha e os grilos secos também fornecem uma fonte de proteína natural que seu rebanho apreciará. Certifique-se de aplicar esta mudança dietética temporariamente: Proteína em excesso pode causar gota e outras doenças nas aves.

3. Mostre a eles algum amor

Sua presença pode ser toda a garantia de que suas galinhas precisam para se acalmar e se livrar da ansiedade e do estresse. Isso é especialmente verdadeiro se seus pássaros estão acostumados a ter você no meio deles. Passe algum tempo na corrida simplesmente sendo visível ou, melhor ainda, conversando com eles. Seus pássaros começarão a relaxar, e você também, mesmo que tenha uma lista de tarefas com mais de um quilômetro de comprimento.

4. Evite fazer alterações

É uma má ideia fazer mudanças em seu rebanho durante um período em que seus pássaros estão emocionalmente tensos. A introdução de novas aves é estressante por si só. Fazer isso em um momento em que seus pássaros existentes já estão agitados e dominados pela ansiedade pode destruir sua frágil calma e levá-los ao choque. Se você está ansioso para resgatar galinhas que ficaram desabrigadas por uma calamidade, faça-o, mas não as encerre com ou em qualquer lugar próximo ao seu rebanho existente.

Seus pássaros podem estar tão estressados ​​com os eventos desastrosos que podem entrar em choque, apesar de seus melhores esforços. Para evitar mais tragédias, aprenda a reconhecer os sinais de choque em galinhas:

• palidez nas barbas e pente
  • respiração superficial
  • freqüência cardíaca acelerada
  • letargia

Se você notar algum desses sintomas, entre em contato com o escritório de extensão do condado para obter um encaminhamento para um veterinário de animais exóticos ou aves nas proximidades. Com alguma sorte, no entanto, você pode rapidamente deixar seus pássaros traumatizados acomodados e livres de ansiedade.

Assista o vídeo: 3 plantas MATADORAS para DIABETES! (Agosto 2022).