Dicas de segurança para lidar com uma porca agressiva

Algumas semanas atrás, minha esposa e eu olhamos para os leitões brincando no pasto e decidimos: era hora de cortar. O que quer dizer que adiaríamos a castração dos machos por tempo suficiente e corríamos o risco de deixá-los ficarem fortes demais para lutar com eficácia por uma tarefa profundamente desagradável. (Este artigo, aliás, não é sobre castração - é sobre a captura que vem primeiro e como lidar com o que pode ser uma porca agressiva.)

Em nossos poucos anos como proprietários de porcos reprodutores, nós nos tornamos um pouco hábeis na captura de porcos. (Se você já tentou lutar com um leitão, você sabe como essa reivindicação é vazia.) Instalamos um portão de metal pesado no celeiro de parto que acorrenta a um poste para dividir o celeiro em dois. Outro portão se fecha para manter os porcos no pasto do lado de fora do celeiro. Eu construí uma porta de fuga na parte de trás do prédio alguns invernos atrás.

Por que todos os portões? Porque nós temos uma mãe má.

O perigo de uma porca agressiva

Agora, quando as pessoas dizem “porca agressiva”, elas podem significar duas coisas diferentes. A primeira é uma mãe indiscutivelmente incompetente, propensa a atacar e matar seus filhos. O que você faz com um porco assim é com você, mas eu pessoalmente não gostaria de mantê-la por perto.

O segundo tipo - o tipo de porca agressiva que possuímos - é uma protetora feroz de seus bebês, que representa um risco apenas para aqueles que representam um risco para seus leitões. Este tipo de porca agressiva pode rasgar um celeiro e tentar escalar uma cerca de metal, apesar de seu corpo de 700 libras quando ouve seus bebês começarem a guinchar com o manejo de jovens agricultores bem-intencionados - eu sei porque já vi isso a imagem está gravada em meu cérebro. É por isso que, quando um de nossos ajudantes se esqueceu de trancar o primeiro portão outro dia e eu vi nossa mãe malvada entrar correndo no celeiro atrás de nós, minha esposa e eu utilizamos aquela porta de fuga com uma urgência pontual.

Eu conheço fazendeiros que podem agarrar um leitão guinchante da teta de sua porca sem incidentes. Bom para eles - eu ficaria sem mão e talvez mais se tentasse isso. Mas, apesar de todo o planejamento e preocupação que temos que fazer quando chega a hora de cortar, eu não trocaria nossa mãe má por um porco passivo, porque isso significa que mamãe é uma ótima mãe.

Quando os porcos protetores são os melhores

Se você está soltando leitões no pasto - ou se sua porca faz o parto fora - você também pode querer este tipo de porca agressiva. Por quê? Porque, embora os porcos sejam geralmente conhecidos por dissuadir predadores com sua mera presença, um campo de leitões pode ser uma tentação irresistível para uma raposa astuta, um cão solto ou outro caçador de quatro patas. E quando um predador faminto entra no pasto de porcos, você não quer uma porca que fica impassível para um leitão sendo tirado de sua teta - você quer uma porca que tenta escalar um portão para proteger seus bebês.

Em meus estudos de raças de porcos (chame de hobby), percebi que "mãe protetora" e "raça de herança" tendem a andar juntas, o que faz sentido - porcos mais adequados para pastar precisam ser capazes de proteger os bebês que eles leve para a grama com eles. E, como tratador de porcos de raça pura Berkshire, os fazendeiros mais de uma vez me disseram que eles não criariam a raça porque as mães são muito más. Eu entendo - eu vi uma raiva assassina nos olhos de nossa porca - mas acredito que vale a pena manter esse tipo de porca agressiva. Você apenas tem que ter cuidado.

Faça um plano

Se você criar porcos, precisará lidar com leitões, seja para cortar dentes de lobo, administrar vacinas, castrar ou apenas dar uma olhada neles para garantir a saúde. Se você tem uma porca agressiva, meu melhor conselho é planejar com antecedência: desenvolva um sistema onde você possa separar sua porca de seus leitões, mantendo a mamãe longe de você enquanto você reúne os pequeninos para qualquer tarefa que você precise. executar. Portões acorrentados para gado são excelentes barreiras, assim como portões de madeira - apenas certifique-se de que tudo o que você está usando é pesado (um porco pode levantar pesos impressionantes com seu focinho) e, você sabe, trancado antes de você conseguir aqueles leitões gritando

Lembre-se de que é natural

Esteja ciente de que a porca agressiva do tipo mamãe malvada é apenas uma porca sob a influência de seus hormônios pós-parto naturalmente liberados: ela pode querer matá-lo hoje, mas ainda o ama.

Finalmente, tenha em mente que uma porca pode guardar rancor. Na manhã seguinte à nossa primeira castração, tentei acariciar nossa porca, como fazia todas as manhãs, e encontrei minha luva inexplicavelmente dentro de sua boca. Ela não furou a luva - foi apenas um aviso - mas considerei a lição aprendida. Por isso, outro dia, quando ela me cutucou durante as tarefas matinais, eu entendi o que ela queria dizer: ela se lembrava. E tudo bem - seus leitões dançavam em torno de seus cascos, seguros na sombra protetora de sua mãe.

“Bom trabalho, mamãe,” eu disse, enquanto servia um balde de comida para ela.

Eu também quis dizer isso.

Assista o vídeo: Cuidados que devemos ter com as porcas antes do parto (Agosto 2022).