Coleções

9 maneiras de manter o cheiro longe do seu celeiro

FOTO: iStock / Thinkstock

Onde há animais, há esterco e seu cheiro, o que pode ser causa de discórdia na vizinhança. Então, o que você pode fazer para minimizar os danos que isso causa às relações com seus vizinhos? Antes de entrarmos nessas dicas, não se esqueça do impacto na saúde de seus animais. Ureia e amônia, compostos liberados do esterco, são muito cáusticos e podem causar ferimentos nos pés, além de aumentar o risco de um animal desenvolver pneumonia. O estrume também carrega muitos parasitas, bactérias e vírus que causam doenças nos animais e nas pessoas que os manuseiam. Ao reduzir os odores em sua fazenda, você está melhorando a saúde de seu rebanho e, portanto, sua produção, pois animais saudáveis ​​e confortáveis ​​produzem melhor.

1. Evite a superlotação
Sempre certifique-se de que seus animais tenham espaço suficiente tanto dentro do abrigo quanto fora do paddock. Freqüentemente, os produtores não criam abrigo suficiente para todos os animais porque estão tentando economizar dinheiro e a maioria dos animais não usa o abrigo, a menos que o tempo esteja ruim. Quando o tempo está inclemente ou você experimenta invernos frios que exigem manter os animais dentro de casa por mais do dia, você precisa garantir que os animais não fiquem lotados. Quando o tempo está bom, você precisa garantir que haja espaço suficiente para todos os seus animais no pasto. Os currais superlotados acumulam esterco - e, portanto, odor - mais rapidamente. Muitas vezes, os sistemas de ventilação e drenagem não conseguem acompanhar se não houver espaço suficiente.

2. Limpe regularmente
Os odores são piores quando o estrume se acumula demais para a ventilação. Limpar regularmente é a melhor maneira de manter os odores baixos. A limpeza adequada também permite que seus desinfetantes funcionem melhor e reduz a incidência de doenças.

3. Não confunda produtos de limpeza e desinfetantes
Muitas pessoas pensam que desinfetantes, como alvejantes, funcionarão sem limpar as superfícies adequadamente, mas não é o caso. Os desinfetantes precisam atingir as bactérias e vírus que causam doenças e odores à medida que decompõem o esterco. Além disso, os desinfetantes não limpam nenhum odor que causa estrume ou urina. Para limpar e desinfetar adequadamente, você precisa usar um surfactante, comumente chamado de detergente, para quebrar o esterco e a sujeira antes de aplicar um desinfetante. Todo desinfetante tem um tempo de contato necessário para matar bactérias e vírus de maneira adequada antes do enxágue. Leia o rótulo do produto desinfetante que você escolher para garantir que ele funcione da melhor maneira.

4. Cubra as lagoas com palha
Se você tiver um sistema de drenagem de lagoa, cobri-lo com palha, talos de milho ou lascas de madeira ajudará a retardar a liberação do odor. Outras tampas incluem lonas e usando campos sépticos enterrados.

5. Composto de esterco
A compostagem adequada do estrume ajuda a reduzir a quantidade de odor ao desacelerar a liberação do odor e acelerar a digestão do estrume no solo. Como benefício adicional, você obtém fertilizantes ricos para usar em sua fazenda ou vender para jardineiros e paisagistas.

6. Fornecer ventilação adequada do celeiro
Um celeiro projetado adequadamente terá um sistema de ventilação para ajudar a prevenir o acúmulo de odores. Esses sistemas variam de fluxo de ar passivo, utilizando janelas e paredes eleváveis ​​e aberturas de teto, a sistemas de ar forçado com ventiladores. Certifique-se sempre de que o sistema de ventilação é capaz de lidar com o número de animais que você mantém, especialmente em climas frios, quando o sistema de ventilação será reduzido para conservar o calor.

7. Colocar cama suficiente
Ao fornecer uma cama funda, como palha ou aparas de madeira, você pode reduzir significativamente o odor. No inverno, você pode compostar o esterco no abrigo, criando um pacote de esterco sob a cama limpa para fornecer algum calor durante a compostagem.

8. Utilize superfícies laváveis ​​sempre que possível
Embora a madeira tenha uma boa aparência e seja barata de usar, não é fácil desinfetar adequadamente e absorve odores. Independentemente de quão bem você limpa, as superfícies porosas adquirem odores que você não consegue remover com o tempo. Eles também prendem bactérias e vírus que podem causar doenças. No mínimo, certifique-se de que todas as superfícies sejam pintadas para criar uma superfície boa e lavável. Idealmente, você será capaz de usar cimento selado à água, aço inoxidável e placa de disco de plástico, mas muitas vezes devemos fazer concessões porque podem ser caros.

9. Harrow pastagens para quebrar o estrume
A maioria dos animais usa uma área específica como banheiro, criando um acúmulo de esterco. Ao gradar o pasto para desfazer as pilhas de esterco, você o deixa secar, reduzindo o cheiro. A luz ultravioleta do sol também é antimicrobiana e antiparasitária, reduzindo o número de patógenos em sua pastagem.

Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo a manter os odores da sua fazenda sob controle e por todos os meios, não os únicos. Mais importante ainda, lembre-se de que limpeza, drenagem, ventilação e roupas de cama limpas ajudam muito na redução de odores indesejados.

Marcas animais, celeiro, listas, estrume, odor

Assista o vídeo: Ao Vivo. História na UERJOFBM. República Populista. Prof. Gabriel Mendes (Agosto 2022).