Interessante

4 maneiras de usar cera de abelha

Muitas vezes pensamos no mel como “ouro líquido” porque é um produto de abelhas muito procurado e difícil de fazer. O pólen e a própolis, a “cola de abelha” feita de resina de árvore, coletada e processada pelas abelhas, são dois outros produtos incrivelmente saudáveis ​​e nutritivos que saem da casa das Apis mellifera. Mas, acima de todos esses componentes da colmeia, talvez o mais crítico e mais desafiador de produzir seja a cera de abelha.

Como as abelhas criam cera

Com cerca de 10 dias de idade, as glândulas de cera de uma abelha operária, localizadas na parte inferior de seu abdômen, atingiram a maturidade. Durante a próxima semana de vida, a abelha operária permanecerá na colmeia e produzirá a cera necessária para construir e consertar o favo e o favo de mel da cria. Este é um trabalho muito importante, pois o futuro da colônia depende de criar a próxima geração de trabalhadores e abrigar os estoques de mel e pólen de inverno - todas as coisas que acontecem nas minúsculas células hexagonais do favo. Mas aqui está a parte mais incrível: requer quase 8 vezes a quantidade de mel, em massa, para produzir cera de abelha. É mais difícil e demorado fazer cera do que fazer mel. Qualquer apicultor lhe dirá que a cera é realmente o herói anônimo da colmeia.

E como apicultores, haverá momentos em que teremos acesso ao excesso de cera, mesmo que façamos o nosso melhor para conservar a colheita de nossas colônias (como devemos). Depois da colheita do mel, teremos cera extra das tampas e, às vezes, do pente. Se perdermos uma colônia e a descobrirmos antes que as mariposas de cera tenham a chance de assumir o controle, podemos resgatar o antigo favo também. Ao inspecionar minhas colmeias, mantenho um pequeno frasco de pedreiro na minha cesta de abelhas para raspar o excesso de crosta que se acumula enquanto estou passando pelas armações. Acredite ou não, esse pedaço de cera faz sentido!

Mais cedo ou mais tarde, todos acabaremos com um pouco (ou muito) de cera extra e precisamos fazer algo com ela. Aqui estão algumas idéias:

1. Faça velas

Falando historicamente, esse era o objetivo principal da cera e uma das principais forças motrizes para os humanos tentarem domesticar a abelha. Antes da eletricidade, os humanos usavam a luz de velas (e outros meios de manter a chama acesa) como luz. Fazer velas hoje é simples e divertido. Embora as velas de cera de abelha pura queimem com o cheiro agradável e doce do mel, você pode até adicionar óleos essenciais orgânicos às velas para dar um toque aromático.

2. Faça itens de higiene pessoal

A cera de abelha é o transportador perfeito para uma infinidade de medicamentos, calmantes para a pele e outros produtos de higiene pessoal. Aqui estão apenas algumas idéias caseiras de DIY para você começar:

• loções de bar
  • protetores labiais
  • cremes para o corpo
  • protetor solar
  • pomada para cabelo
  • perfumes sólidos
  • creme de barbear
  • Desodorante
  • bálsamo de barriga grávida
  • uma variedade de unguentos curativos (para picadas de insetos, queimaduras, cortes, arranhões e muito mais)

A cera de abelha é extremamente versátil e as possibilidades são infinitas!

3. Faça e venda tijolos

Alguns de nós não são úteis e tudo bem. Minhas primeiras tentativas de fazer um protetor labial falharam desastrosamente e, naquele ano, joguei a toalha nos produtos caseiros. Mas você pode conhecer outras pessoas que procuram um produto natural, querem apoiar os apicultores locais e vão comprar sua cera pelo preço que ela exige. Isso pode ser uma vitória para todos.

4. Devolva às abelhas

Nada diz que você tem que segurar a cera. Se você não se importa em fazer algo com ele, ou não tem clientela para vender, devolva para suas abelhas. Eles vão gostar de ter uma vantagem na próxima temporada de construção do pente.

Existem dezenas de outras maneiras maravilhosas de usar cera, mas essas são de longe as mais fáceis, mais divertidas e, quando se trata de dar a volta às suas colmeias, as mais responsáveis. O que quer que você escolha fazer com ele, não desperdice! Guarde essa cera, ou mesmo presenteie alguém que a usará. É algo valioso.

Listas de Tags

Assista o vídeo: Posso usar cera de abelha em fórmulas naturais, mesmo ela sendo de fonte animal? (Agosto 2022).