Interessante

Clivea Miniata: uma planta de casa florida fácil de cuidar

Clivea miniata ou lírio do mato é uma bela planta de casa com flores nativa da África do Sul. De todas as plantas de interior em flor, a Clivea é uma das mais fáceis de cultivar. Resistente e de longa vida, esta planta recompensa os cuidados mínimos com um cacho de flores perfumadas no final do inverno ou na primavera. É uma das poucas plantas de interior com flores que se desenvolve bem em condições de pouca luz.

Mas a flor não é tudo o que existe nesta planta. A bela folhagem consiste em folhas verdes de tiras que emergem sobrepostas de uma base central, crescendo em um padrão em forma de leque. As folhas podem ter até um metro de comprimento. Clivea pode crescer bastante.

Nos EUA, a Clivea pode ser cultivada ao ar livre na Zona 9-11 dos EUA. Em climas mais frios, ela pode ser plantada ao ar livre em um local com sombra, uma vez que o clima esquente e após a data de geada em sua área.

Clivea foi trazido para a Grã-Bretanha no século 19 e cultivado por Lady Charlotte Clive, duquesa de Northumberland, daí o nome.

No final do inverno ou na primavera, um caule emerge entre o apertado punhado de folhas. À medida que o caule cresce, os botões no topo do caule grosso começam a inchar. Os cachos de flores desabrocham em uma suave cor laranja médio com uma garganta amarela. Outras cores estão disponíveis, mas mais raras, incluindo laranja profundo, laranja avermelhado, amarelo ou creme. As flores são ligeiramente perfumadas, tubulares e parecem quase luminosas.

As raízes de Clivea são grossas e lembram vermes brancos. As raízes geralmente crescem do topo do solo. Isso é normal, embora certamente não seja a característica mais atraente de Clivea.

Clivea Care

Recipiente e Plantio:

Clivea está perfeitamente feliz por morar na mesma velha panela por anos e parece gostar de ficar um pouco presa à panela. Plante em solo de envasamento padrão. Coloque pedras ou cerâmica quebrada no fundo do recipiente, sobre o orifício de drenagem.

Coloque a panela em um prato ou bandeja de plantas para que a umidade não estrague sua mesa ou chão. Os pires de terracota não funcionam aqui, pois a umidade passa pela terracota e pode estragar a madeira. Claro, um contêiner de terracota funciona bem para esta planta.

Luz:

Muitos sites sugerem colocar Clivea sob luz solar intensa, mas isso é facilmente confundido com luz solar direta. Nunca coloque esta planta em uma janela voltada para o sul ou ao ar livre em pleno sol, pois as folhas desenvolverão manchas brancas e murcharão.

Na natureza, Clivea se desenvolve sob a luz do sol. Em uma casa, uma janela voltada para o Nordeste é a melhor localização. Se você quiser incentivar as flores, a janela NE permite um período de descanso com pouca luz no inverno. Quando o sol começa a se mover para o norte na primavera, o aumento da luz sinaliza para a planta florescer.

Água:

Clivea prefere um solo seco - embora eu tenha visto uma planta bastante alagada prosperar ao ar livre. Mantenha a planta bem seca durante o período de descanso do inverno, regando a cada duas semanas a cada 2 semanas.

No final do inverno, quando o sol ilumina a janela NE, aumente lentamente a irrigação. Faça o teste do dedo: empurre o dedo para baixo no solo. Se sentir que está seco, regue.

Fertilizante:

Alimente com um fertilizante líquido fraco quando o talo surgir e novamente após a floração. Inclua um pouco de fertilizante líquido na água uma vez por mês até o outono.

Temperatura:

As baixas temperaturas do inverno ajudam a planta a descansar. Claro, frio não significa frio. Clivea não pode tolerar temperaturas frias. As temperaturas domésticas padrão entre 55 e 68 graus Fahrenheit são suficientes. Você pode querer colocá-lo em uma janela do porão, se você mantém sua casa muito quente. Lembre-se de que provavelmente está um pouco mais frio perto da janela do que no resto da sala.

Limpe a planta:

De vez em quando, tire o pó das folhas com um pano macio e ligeiramente úmido. Verifique se há problemas, pontos estranhos ou insetos neste momento.

Podar a planta:

Depois que as flores desabrocharem, quando elas murcharem, corte o caule perto da planta.

Clivea Propogation

Você pode ver os pequenos brotos crescendo no vaso. Desenterre o novo rebento para cultivar uma nova planta. Tenha cuidado para manter as raízes presas. Basta colocar o broto em solo úmido e solto. Regue o rebento recém-plantado com mais frequência do que regaria uma planta madura. A nova Clivea pode levar alguns anos para florescer.

Na foto acima, você pode ver um novo broto no solo. Logo atrás da planta maior, à esquerda, está uma pequena Clivea retirada da maior um ou dois anos atrás.