Como reparar a franja do tapete

Alguns meses atrás, quando eu estava passando o aspirador, rolei por um canto do tapete da minha sala e a franja ficou presa no aspirador. Após uma inspeção mais aprofundada, cerca de 7 polegadas da franja do tapete havia se afastado do tapete principal. Felizmente, não foi completamente arrancado, apenas puxado para trás.

Liguei para uma oficina de conserto de carpetes e me disseram que seria muito caro consertar. Além disso, eu teria que levar o tapete, que é muito grande, para a oficina. Estando dentro do orçamento, decidi consertar sozinho e acabou sendo um projeto fácil.

Até agora, a correção se manteve e parece que antes. Eu até passei o aspirador sem problemas.

Como você pode ver nas fotos acima, a franja se rasgou do tapete. Além disso, há alguns danos na franja na parte de trás do tapete. A costura está desgastada e precisa ser reparada.

Suprimentos para conserto de tapetes

• Linha de pesca - É claro e extremamente forte. Usei um peso de 4 libras porque é mais fino e se encaixa bem em agulhas.
  • Agulhas de tapeçaria - Existem muitos tipos diferentes e eu precisava de um com uma ponta bem afiada para atravessar o tapete duro.
  • Cola - Usei uma cola forte para artesanato que foi rotulada como boa para tecidos, à prova d'água, foi marcada como não inflamável e tinha uma fixação flexível.
  • Tesoura, jornal, palitos de dente

Etapa 1 - Preparando-se para costurar

1. Pegue um longo fio de linha de pesca e enfie uma ponta na agulha. Você precisará de uma peça longa o suficiente para que possa ser dobrada.
  2. Puxe a ponta rosqueada pelo olho até que a linha seja dobrada.
  3. Dê um nó onde as pontas se encontram.

Comece na parte de trás do tapete e insira a agulha.

Etapa 2 - Costurando a franja

1. Começando na parte de trás do tapete, insira a agulha na parte da frente. Isso pode ser extremamente difícil. Os tapetes são grossos e podem ter alguma cola na borda que é difícil de penetrar. Certifique-se de usar uma agulha afiada.
  2. Traga a agulha pela frente e certifique-se de pegar a tira da franja. Continue costurando até terminar. No meu caso, a franja rasgou no canto e precisou ser dobrada para ser concluída.
  3. Para tornar mais seguro, você pode dobrar para trás e costurar duas vezes. Isto é aconselhável se o tapete for usado e aspirado muito.
  4. Quando terminar, dê um nó duplo o mais próximo possível da superfície do tapete. Prenda a linha, deixando o nó, para que a linha de pesca não se desfaça.

Passo 3 - Cole a franja do tapete

Antes de usar qualquer cola, teste-a no tapete que está consertando. Coloque uma pequena pincelada em uma parte escura do tapete que não possa ser vista. Depois de determinar que é seguro usar, prossiga.

1. Coloque um jornal por baixo do tapete para não grudar no chão.
  2. Coloque um pouco de cola nas costas do tapete onde termina a franja e, com um palito, passe ao redor de forma que cubra a franja. Lembre-se de colocar cola apenas na parte de trás do tapete.
  3. Deixe secar completamente antes de colocá-lo de volta no chão.

Seu tapete está ótimo agora que foi consertado!

Em vez de pagar a alguém para consertar seu tapete do dia a dia, faça você mesmo. Você ficará feliz por ter feito isso. Além de economizar muito tempo e dinheiro, ficará como novo quando terminar.